Projecções Fotográficas

19 de Junho, 22.00h

Projecção  de imagens dos alunos do workshop de fotografia básica digital,  dedicadas  à Zambujeira do Mar.

Projecção das melhores imagens dos participantes do concurso de fotografia.

Projecção de imagens de uma Zambujeira de outros tempos.

Zambujeira, Agosto de 1956

Zambujeira, Agosto de 1956, Espólio Campos Vilhena - Foto de MSG

remendo

20 de Junho, 22.00h

Projecções de imagens de fotógrafos convidados, dedicadas ao mundo das viagens e culturas. Estarão representados o continente Africano com Angola e Tanzânia, Ásia com a Índia, Estados Unidos da América com New York e a nossa Europa com Lisboa e ainda as pescas em Portugal.

Alexandra Bockova, República Checa

Projecção: NOVA IORQUE

UM CAFÉ PARA LEVAR, UMA CIDADE QUE FICA

Streets of New York - USA - Rita

“A vida de Nova Iorque, rápida e turbulenta podería caracterizar-se através de “um café para levar”, um estilo de vida próprio das mega cidades. Com pressa, sem pausa. Consumir e deitar fora. “Café para levar”, o fenómeno de uma sociedade urbana que fervilha com ojectivos bem claros, sem perdas de tempo.

Passei 2 semanas em Nova Iorque. Pouco para poder julgar. Também tomei os meus “cafés para levar”. Consumi-os e deitei fora os copos de papel. Duas semanas passaram, os cafés para levar acabaram-se, mas Nova Iorque ficou dentro de mim. Esta cidade, que nunca dorme, permitiu-me ver os seus outros lados e os seus clichés. Venho convosco partilhar a Nova Iorque dos meus olhos.

Alexandra Bockova, de origem da República Checa, residente em Barcelona há 3 anos. Apaixonada pelo olhar fotográfico.”

Ana Rita Rodrigues, Barcelona

Projecção: WALALE ANGOLA

DSC_4381 copy

« WALALE é sinónimo de BOM DIA em Unbundu, o principal dialecto de Angola. Pronuncia-se num tom bem angolano da seguinte forma: »walaleeeeeeee« , descrevendo ao mesmo tempo um enorme sorriso de lábios.

Viajei no Verão de 2008  ao Sul de Angola em regime de voluntariado. Passei pelo Lubango, Namibe, Tombwa e algumas aldeias perdidas nos arredores das cidades anteriormente mencionadas. Realizei trabalhos de formação para formadores, trabalhando directamente com professores nas áreas do Hoque e da Cacula, a Norte do Lubango, e Tombwa, a Sul do Namibe. Ao mesmo tempo, disparei centenas de fotografias a personagens e locais. Mulheres (empresárias nos mercados e líderes em suas casas) e crianças (adultas, que cuidam dos irmãos mais novos e vão à pesca para ajudar à economia familiar) mereceram  minha especial atenção. Ofereço a minha visão de como se vive por estas bandas e um cheirinho muito ténue a África.  Este ano, repetirei a experiência. »

Christina Feldt, Alemanha

Projecção: TANZÂNIA E ZANZIBAR

Photo Principal

« A minha grande paixão pela fotografia desenvolveu-se com a compra da minha primeira câmara reflex e uma viagem de vários meses pela América do Sul, em 2006. Sou fascinada pela fotografia documental social. Vejo nela uma ferramenta de sensibilização para mostrar a realidade, para reflectir sobre o mundo desde outros ângulos e emocionar e agitar a consciência das pessoas. Actualmente, frequento um curso de fotoreportagem em Barcelona (www.ruidophoto.com), onde me dedico a aprofundar e desenvolver esta minha paixão.

Como tema para esta projecção escolhi a « Tanzânia & Zanzibar« , país que visitei no Verão de 2008 e que me fascinou pela sua diversidade cultural, beleza das paisagens e pessoas. As imagens que apresento abarcam momentos num orfanato de crianças com Sida, vilas isoladas, a zona de Kilimanjaro, parques nacionais e o Arquipélago Zanzibar onde muçulmanos, africanos, indios e masais convivem em harmonía. Dou protagonismo às pessoas que através dos seus olhares nos vão contando episódios do seu quotidiano…

« Karibu! »,benvindos, como se diz na Tanzânia… »

Henrique Souto, Lisboa

Projecção: O MAR EM TERRA

As pescas em Portugal

_DSC3318

“Geógrafo “maritimista” e professor, por profissão, e fotógrafo, por paixão. A minha proposta para a projecção procura juntar estes dois lados da minha vida. Sendo na Zambujeira do Mar só podia ser algo relacionado com o mar! Procurarei mostrar o lado plástico da pesca, preferentemente sem a presença humana, e com uma incidência privilegiada sobre artes de pesca, olhadas geralmente pelo seu lado utilitário (predatório) dos recursos vivos do mar”.

Marcos Sobral, Lisboa

Projecção: LISBOA, MENINA DOURADA

PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS (4)

« Desde criança que sou fascinado pela fotografia, quiçá quem me incumbiu este fascinio foi o meu avô, que foi Fotografo profissional toda a sua vida.
Fotografia para mim é a possibilidade de captar a realidade á nossa maneira. É uma paixão e um vício inerentes à minha condição !

Há cidades lindas. Há cidades inesquecíveis. Há cidades únicas… E depois há Lisboa…
Lisboa menina dos meus olhos, cidade e mulher amada. Cheiros a alfazema, a sardinha assada e a Tejo. Miscelânea de cores e de sons. Que poderia eu dizer ou escrever sobre Lisboa ? Toda a literatura não seria suficiente para descrever a sua beleza, o seu encanto a sua magia…
Qual mulher fatal, quem é apanhado por Lisboa, nunca mais a consegue deixar… Lisboa ama-se perdidamente, e a mais pequena distância é massacrada por uma avassaladora eterna saudade.
Minha Lisboa, meu amor, minha menina dourada ! »

Ricardo Miguel, Lisboa

Projecção: ÍNDIA- PRIMEIRO ESTRANHA-SE DEPOIS ENTRANHA-SE

Sacret Bath

« Iniciei-me na fotografia no fim dos anos 80, com uma velha máquina que partilhava com o meu pai, fazendo dele, naturalmente o culpado de me incutir um gosto com a faceta autodidacta que cada vez mais foi criando raizes e fez crescer um « mundo meu » de descobertas neste campo…o da fotografia. Após ter adquirido posteriormente o meu próprio equipamento, tenho tido uma incansável busca de informação constituindo aos poucos uma pequena biblioteca pessoal.
A viagem à India, partiu da ideia de 3 amigos (Eu , Ana Abrão www.anaabrao.com e Fernando Estevão http://fqe.com.pt ) que veem a fotografia como uma paixão, querendo explorar fotograficamente algo novo e viver a experiência de momentos únicos de uma cultura tão falada mas tão estranha ao nosso quotidiano. Ao se viajar para Índia imaginamos o vamos ver, mas não imaginamos o que vamos viver. À chegada o choque cultural e urbanistico é imenso, onde a primeira acção que fazemos é colocar as mãos na cabeça…tudo se atenua de uma forma natural com as primeiras horas de vivência, onde o povo « intruja » do aeroporto se transforma rapidamente num povo afável, amigável, de uma simpatia e calma intensa, bastante receptivo ao turista e curioso…curioso de ver e conhecer os 3 « elefantes cor-de-rosa » que entraram naquele momento num belo país carregado de contrastes.
Sem duvida um país onde primeiro se estranha, mas depois se entranha…e muito. »

Sonia Villegas, Barcelona

Projecção: CHINA

A pausa do tempo

Yunnan_Lijian_SV_(26)

Sonia Villegas, Barcelonina fez  o seu curso de fotografía no Institut d’Estudis Fotogràfics de Catalunya. Colabora pontualmente com a revista Elle Espanha e os grupo Cosmobeleza e é professora de fotografía. Especializada em fotografía de viagens, sente nas mesmas uma forma de conhecer o mundo e as diversas formas de viver e adaptar-se ao mesmo.

“A minha paixao: a fotografía O meu prazer: viajar O meu cartao de visita: a curiosidade

Com estas premissas e o meu equipamento fotográfico fui em busca de uma China desconhecida. A grande Muralha, os guerreiros de terracota, Changai, a cidade proibida… Mas que se esconde por detrás dessa imagem tao típica e comercial de um territorio com mais de 9 milhoes de quilómetros quadrados e mais de 1000 milhoes de habitantes?

Convido-vos a vir descobri-lo, através do meu olhar e das minhas imagens…”

Entrada Livre

Local: Parede da Capela, 22h

6 responses

14 05 2009
Marcos Sobral

Grande iniciativa Rita, só espero que corra tudo o melhor possível e sinto-me honrado em poder participar ! 🙂

19 05 2009
FQE

Para quem gosta de ver boa Fotografia, será sem dúvida uma oportunidade imperdível, pois não é todos os dias que se encontram iniciativas com esta dimensão.
Faço votos para que seja um sucesso!
Lá estarei para rever bons momentos passados na companhia do Ricardo Miguel e da Ana Abrão.

13 06 2009
lightfragments

Cá vos aguardo!
Obrigada!

13 06 2009
Sissi

Olá querida conterranea!
Fico feliz pela iniciativa.
Peço a Deus que tudo flua positivamente e que o teu evento seja um sucesso.
Desde já te dou os parabéns.
Para mim, será uma honra assistir a este teu trabalho.
Abraço da Sissi

13 06 2009
lightfragments

Ola Sissi!
Muito obrigada pelo apoio! Fico a tua espera nas projecções e não te esqueçasde concorrer para o concurso!! temos prémios interessantes! E sei que tens catrefadas de imagens da Zambujeira!! Beijinhos!

25 10 2010
Cláudio Sílvio Valente Clemente

Confeço que estava a procura de uma resposta para, ojectivo da fotografia quando na pesquisa encontro este lindo trabalho e interessante, os meus votos de coragem ficam nao só para quem já faz tambem para aqueles que querem e nao conseguem por falta de coragem, desta já ficam os parabens.

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s




%d blogueurs aiment cette page :